sexta-feira, março 04, 2011

O absurdo no dia a dia do trabalhador







Um amigo me pediu um texto sobre o absurdo e eu pensei o que seria o
absurdo para ele? Seria o mesmo para mim?

Pensando isso resolvi passear um pouco pelas ruas da cidade de
Muritiba e ouvi um dialogo interessante entre um trabalhador braçal
felizardo que recebe um salário mínimo petista por mês e um bêbado
desempregado. Tomei então a decisão de ouvir aquela conversa. Quando
eu me aproximei o trabalhador braçal dizia:

EMPREGADO - O governo pode ta certo, eles sabe o qui é méior pra
noiz, eu votei na dona dirma

VAGABUNDO BEBADO - É o governo ta certo mesmo afinal eles tem que
escolherem entre pagar bem aos rico e aos politico, ou pagar bem ao
povo. Veja se fica bem para um país um povo comendo bem, com bom
medico e boa escola e um politico de carro popular, recebendo dez mil
reais por mês, não isso não é o certo. O certo mesmo é os politico
ganhar mais de cem mil por mês ter carro de mais de oitenta mil, morar
em mansões e o povo passar fome, isso é o que é o certo e assim o
partido dos trabalhadores tem que fazer e lutar com todas as forças e gastando fortuna pra isso acontecer.

EMPREGADO - Você ta é doido, a cachaça cumeu teu juízo, dona dirma
luta pro povo comer bem, veja cum o lula tudo ia bem agora precisa de
arguns ajustes como bem disse dona dirma.

VAGABUNDO BEBADO - Com o lula ia bem a propaganda e ia bem pro
capital, o trabalhador comprava uma moto e pagava duas, além do mais o
lula é mentiroso e na verdade o lula enrica o sarney e os bancos

EMPREGADO - Ora ora vc quer que os bancos perca

VAGABUNDO BEBADO - Não, não, o que eu quero é que o povo perca. Você é
que é maluco, toda a produção nasce do trabalho ou o seu suor serve a
vc ou serve pros bancos, pros político.

EMPREGADO - É como disse o lula, você é do time do fhc

VAGABUNDO BEBADO – Não, não e não, eu sou do time do balcão e só posso
beber pinga daquela que incha, e você saiba que toda vez que alguma
coisa for proposto para o povo o pt se tiver no poder vai dizer que
isso vai prejudicar o povo. Compreenda se o pt aumentar o salario
minimo pra 600 vai fazer mal ao povo agora aumentar pra 545 vai fazer
bem ao povo. É por isso que sou cachaceiro não igual ao lula que é
cachaceiro rico e ganha do seu suor empregado besta que trabalha pra
sustentar os bancos o lula a “dirma” como diz você e os ricos todos.

EMPREGADO – Próximo vai ser 630

VAGABUNDO BEBADO – Sempre pra amanhã. Mas se não crescer sete por cento.

EMPREGADO – O que tem sete por cento

VAGABUNDO BEBADO – Amigo dona dirma disse que será 630 por que o país
vai crescer sete por cento. Mas se crescer 3 ou 4 ou 5 o aumento será
menor e pode ser até de 560 ou?

EMPREGADO - Eu confio em dona dirma.

VAGABUNDO BEBADO – E ela sabe tanto nisso que nem se importa em meter
o fumo em vocês sem dó nem piedade afinal quem não pede o seu perde, e
tem mais farinha pouca meu pirão primeiro.

EMPREGADO- Óia você devia ser internado, só fala besteira.

VAGABUNDO BEBADO – Me paga uma bebida, você trabalha, o partidos dos
trabalhadores ta no poder então você ta cheio de dinheiro.

EMPREGADO – Sair de casa e não tem nada pra comer em casa.

VAGABUNDO BEBADO- É por isso que eu sou bêbado e ainda recebo algum
trocado do bolsa família que paga uma semana de pinga pra mim. Vou ver
se alguém que ganhe mais do que o salário mínimo possa me pagar uma
pinga.

O bêbado foi saindo e eu o chamei e lhe dei dois reais, ele me olhou e disse

- Só não vou dizer deus lhe pague.

Eu olhei e respondi

-Ainda bem senão eu tomava de volta.

Ele então saiu andando e dando uma gostosa risada.


O absurdo eu encontro nessa relação povo e governo e qualquer outro
absurdo é um falso realismo.


ronaldo braga

7 comentários:

rbraga disse...

eu estou entre os dois. sou um bebado que vende seu suor com cheiro de cachaça.

geraldo mais disse...

LATRINA NELES!Realmente, é o fim do mundo. São os sinais evidentes do fim, que está claramente bem próximo. A direita "estatal" acusa a direita "liberal" de fazer a mesma coisa que aquela faz. É deveras impactante. Quem colocou Ana de Hollanda no governo? Quem colocou Michel Temer no poder? Quem colocou Sarney no poder mais ainda? Quem faz alianças com Collor, Maluf, e todos os "coronéis" da direita "liberal"? Quem colocou o carlismo de volta ao poder na Bahia? Para que o PT et caterva quer o poder por vinte, trinta, "n" anos, para isso?

Ora, isso a outra direita, a "liberal" faz muito bem, tem expertise. Agora a direita "estatal" (comuno-fascista) acusa a sua cópia "liberal" de possuir a mesma "qualidade", o pensamento "único", pois não é assim na China, em Cuba, na Coréia do Norte, e foi assim no leste europeu, na (des) união soviética? Partido único, pensamento único, sentimento único, desejo único, destino único, vontade única, caminho único, prazer único, fila única, a única via geral que o deus-estado determina para todos: "gúlags" aos milhares.

Com cedrteza a direita "liberal" faz muito melhor que isso, porque “dourado” pela "pílula" da democracia, da liberdade, do estado social, da esmola populista (bolsa família, minha casa, salário mínimo, etc).

E ambas as direitas (porque são de direita mesmo) "trabalham" em função dos mesmos objetivos, com os mesmos princípios (ou a falta de), com os mesmos valores (idem), os mesmos propósitos de lesa-humanidade, as atitudes e procedimentos (ditaduras corruptas, corrupção generalizada, invasão, massacre e rapina de países mais fracos).

E ainda se ocupam do jogo de cena de acusarem-se dos mesmos crimes e depois condecorarem-se com o mesmo cinismo, com a mesma descaração e sem-vergonhice.

Ora, Emir Sader é ótimo porque é marxista? Ou por ser um ser humano de qualidade, capacitado, honrado, digno, honesto, incorruptível, solidário, respeitador, carinhoso, íntegro, verdadeiro? Como se o marxismo valesse alguma bosta. Ou fosse garantia de alguma coisa boa. Sim, em que lugar do mundo e em que momento o marxismo serviu para o bem da humanidade? Pelo que sei (e está registrado de inúmeras maneiras) serviu para massacrar (e ainda massacra) milhões de inocentes julgados à revelia como "agentes do imperialismo" da outra direita. Por que os agentes do imperialismo dessa direita, a estatal, a marxista-leninista, podiam agir à vontade fazendo o mesmo que seus colegas da outra direita.

Então, essa auto-intitulada "esquerda" na verdade é direita mesmo, em todos os sentidos da palavra "direita", porque reacionária, conservadora, prostituta, sem honra, SEM ÉTICA, SEM VALORES, SEM SENSIBILIDADE, atrelada aos valores burgueses que julga combater, cheia de "messias" como o próprio Marx, Lênin, Stálin, Trotsky, Mao, Pol Pot, Even Hocha, etc, etc, "messias", "apóstolos", "pastores" e "profetas" da religião fundamentalista mais fanática, antiumana e odiosa que existe, o "comuno-fascismo" totalitário e sua versão gramisciniana nacional via "marketing cultural".

Como pode essa direita, transvestida de "esquerda" falar mal do que julga ser "direita", se são iguaiszinhas? Querem ver? Vestem-se da mesma maneira, comem a mesma comida, bebem na mesma garrafa, trepam da mesma maneira, tem as mesmas doenças, agem no poder com os mesmos métodos sabidamente, notoriamente, obsoletos, defasados, inócuos, falidos, corrompidos, testados ao longo da história da humanidade como ineficazes e sabidamente nocivos.

geraldo maia disse...

Tanto que a situação do planeta é a pior possível e nada, nada é feito para minimizar os estragos porque as duas direitas são incapazes de mudar, de rever suas trajetórias ineficientes, desumanas, antivida, antinaturais, antiDeus, voltadas que são apenas para o lucro, o logro, a mentira, a ganância, a usura, a obtenção de capital a qualquer preço ao custo da vida humana e da vida como um todo.

Ambas são claramente, obviamente sem escrúpulos, sem medidas, sem ética, sem sentimentos, sem consciência alguma do outro, do próximo, visto sempre como "inimigo" que deve ser destruído, vencido e colocado a ferros, escravizado, massacrado, prostituído, vilipendiado, humilhado, seduzido, cooptado ou simplesmente eliminado sumariamente.

Que alternativas, que opções, que saídas as duas direitas já apontaram até então para a humanidade? Nenhuma, nada, que não fosse a repetição do mesmo “status quo”, levemente modificado ao revezarem-se “ad infinutum” no poder pelo qual engalfinham-se nessa luta eterna por mais e mais e mais poder de mando, financeiro e de dominação.

Senão, estaríamos vivendo em outro patamar que não esse de fome, miséria, massacres, doenças, ignorância, violência, de trevas absolutas por todo o planeta como se não houvesse outro destino para a espécie humana que degenerar-se até aniquilar-se por completo.

As revoluções que eclodem no norte da Àfrica entre os árabes indicam algo alvissareiro. Que o povo não quer mais ditaduras, de que sentido forem, que os movimentos sociais, as redes organizadas, a força que realmente emana do povo, e que não precisa de "vanguardas", "comitês-centrais”, “politburos”, parlamentos, câmaras, assembléias, gabinetes, cortes, quartéis-generais, campos de tortura e extermínio, estão eclodindo a todo momento e transformando, aí sim, de verdade, a face do planeta. Essa é a verdadeira e única esquerda existente.

Vide o Movimento Ao Socialismo, na Bolívia, as organizações populares em torno da ALBA (Alternativa Bolivariana),o MST, o "ficha limpa", etc, em todo o planeta, diante da falta de opções apresentadas pelas duas direitas no poder até então, o povo, a única força real de esquerda, o povo organizado, livre de qualquer aparelhamento, de qualquer proselitismo, de qualquer jesuitismo, lança mão de sua força e assume a sua real condição de esquerda, porque o povo sim, sempre esteve à esquerda dessas duas direitas antipovo e à serviço tão somente de seus interesses de poder sobre e contra o povo.

Se existe uma esquerda no mundo, uma esquerda de verdade, legítima, essa esquerda é o povo, a população organizada em torno de seus interesses comuns não se deixando mais manipular, cooptar e escravizar pelos prepostos das duas direitas com seus exércitos de mercenários pagos para destruir, massacrar e manter sob controle total o povo que julga defender.

Essa é a resposta possível. E que está sendo dada pelo povo, a esquerda verdadeira, não no sentido ideológico, de ficar repetindo cartilhas escravocratas, mas no sentido da ação direta em defesa de seus interesses verdadeiramente irmanados, socializados, organizados de múltiplas maneiras, e aí não importa que ideologia seja, importa o que o povo está fazendo em seu próprio benefício.
continua

geraldo maia disse...

Esquerda é o que está do outro lado, na outra margem das duas direitas estabelecidas com o poder de armas na mão enquanto do outro lado do rio, à esquerda, grassa a miséria, o abandono, a fome sem limites, a pobreza extremada, a doença, a violência, a ignorância, o medo, o massacre, a face dessa ignomínia por vezes estampada em fotos nas manchetes para sustentar a riqueza mil vezes injusta de seus algozes.

Enfim, uma saída, e que não foi dada por mim, por você, por alguém que depois venha cobrar a conta. Não, os reais protagonistas pelas mudanças que estão ocorrendo no planeta são os que estão na outra margem das direitas, a liberal e a estatal, que estão merecidamente sendo jogadas na lata de lixo da história.

Os verdadeiros heróis dessas mudanças são seus próprios beneficiários, cada cidadão, cada cidadã, cada pessoa que toma para si as rédeas de seu próprio destino. E que não aceitam mais serem julgadas como imbecis, idiotas, incapazes, burras, como ainda querem fazer os autores desse lixo que recebi em minha caixa de emails. Latrina neles.

Diego Pinheiro: disse...

Justamente, o absurdo é o falso realismo. Esse texto é prova. Nossa vivência e conhecimento político também.

Abraços, Ronaldo

rafael disse...

o absurdo é a falta de conhecimento e e a ignorancia.

alexandro disse...

você é idiota!
A nossa presidenta Dilma ainda vai quebrar a sua cara. o PT é o melhor para o Brasi! O PT põe comida na mesa do pobre, já o governo passado deixava o pobre passar fome!