sexta-feira, março 12, 2010

London London - Caetano Veloso e Friedrich Nietzsche

Nestes dias de mentiras governamentais e assaltos ao dinheiro publico é importante ouvir uma boa musica e mais ainda preparar o espirito para superar os malditos vermelhos ou azuis que nos infernam com suas maldades e frustações.
Caetano Veloso tem a voz certa para acalmar e nos "hacer" continuar firmes e dignos e ler um bom texto de quem sabe muito bem que o escreve.

ronaldo braga


o texto


A minha pratica de guerra pode ser resumida em quatro proposições. Primeira: eu ataco somente as coisas vitoriosas; ou espero até tal se tornarem. Segunda: ataco somente as coisas para as quais não se poderia encontrar companheiros onde estou só, onde sou o unico a comprometer-me...Nunca articulei um passo que não me comprometesse: Isto é (segundo o meu modo de ver), em que não me fosse dado agir corretamente. Terceira: não ataco nunca as pessoas; sirvo-me delas como duma possante lente de aumento com que se pudesse tornar visível algum mal comum mas oculto, dificil de ser pesquisado. Dessa forma ataquei David Strauss, ou, com maior precisão, o sucesso decretado pela "erudição" alemã a favor de um livro fraquissímo; esta erudição, colhi-a então ao acaso...Do mesmo modo, ataquei Wagner, ou mais precisamente a falsidade, o hibridismo da nossa "cultura", que confunde os destacados com os ricos, os tardios com os grandes. Quarta: eu ataco somente coisas das quais se exclui qualquer antipatia pessoal, para as quais me falta todo e qualquer sedimento de esperanças tristes. Pelo contrário, atacar é pra mim, um sinal de benevolência, sendo as vezes até de reconhecimento.


Friedrich Nietzsche
( Ecce Homo,pags 46, 47) coleção obra prima Martin claret, tradução Pietro Nassetti


a musica



3 comentários:

. fina flor . disse...

os ataques, roubos e furtos à arte são os únicos que valem a pena =]

beijos, querido e bom fim de semana

MM.

>>> já ouviu London London na versão da Marisa Montone? é d-i-v-i-n-a

. fina flor . disse...

Ops, quis dizer Marisa Monte, é que p hábito de escrever Montone foi maior, kkkkkkk

beijocas

MM.

. fina flor . disse...

que bom que gostou do meu filhote, querido! fico feliz....

beijocas e boa semana,

MM.