quinta-feira, março 20, 2008

a poesia de Charles Bukowski( DO LIVRO O AMOR É UM CÃO DOS DIABOS)

uma aposta perdida



ela não é pra você, cara
não faz o seu tipo,
ela foi maltratada
foi usada
adquiriu todos os maus
hábitos,
ele me disse
entre um páreo e outro.

vou apostar no cavalo 4,
eu lhe disse.
bem, é que eu gostaria apenas
de tentar tirá-la
da correnteza,
salva-la, pode-se dizer.

você não conseguirá, ele disse,
vocÊ tem 55, precisa de gentileza.
vou apostar no cavaloi 6.
você não é o cara para
salva-la.

e você pode? perguntei.
não acho que o 6 tenha
chance, prefiro o 4.

ela precisa de alguém que lhe desça a mão,
que a jogue na parede, ele disse,
que lhe chute o rabo, ela vai adorar.
ficará em casa e
lavará a louça.

o cavalo 6 vai estar na
disputa.

não sou bom nesse negócio de bater em mulher,
eu disse.

então tire ela cabeça, ele disse.

não é facil, respondi.

ele se levantou e foi no 6
e eu me levantei e fui no 4.
o cavalo 5 ganhou
por 3 corpos
pagando 15 para um.

os cabelos dela são ruivos
como relâmpagos vindos do paraíso,
eu disse.

tire ela da cabeça, ele disse.

rasgamos nossos bilhetes
e olhamos para o lado
no centro da pista.

aquela ia ser
uma longa tarde
para nós dois.


charles bukowski
( eu, ronaldo braga, ofereço esse poema do grande velho buk a:
nelson magalhães filho;
mario bortolotto;
luciano fraga e
a ana rusche.)

7 comentários:

Luciano Fraga disse...

Ronaldo,obrigado.O velho Buk nos leva à longas cavalgadas ao longo de infindas tardes fazendo-nos entender que a vida é um cavalo alado...

chico colorido disse...

poesiia de bebado vale? que asia!

Anônimo disse...

Chico,toma um sonrisal ou procura um pai de santo,deve ser encosto...

anjobaldio disse...

Ronaldo, obrigado pela homenagem. O velho Buk é sempre uma luz maldita, e uma referência para todos nós.Valeu mesmo. Cara, esse Chico Vermelho andou esculhambando uma amiga lá no anjo baldio. Você sabe,amigos são tudo que nós temos nessa vida. E você também é meu amigo. Grande abraço.

Anônimo disse...

Para o Blog Anjo Baldio.
chico roxo...de reiva disse:
covardia ter retirado os comentários do blog.
Medo e repressão.
Esse é o mesmo cara que fez TATURANAS?????? Acredito que não.
Ficar procurando palavras em um dicionário para MONTAR UM POEMA não é nada poético.A poesia não vem de palavras escritas com corretor nem tão pouco para serem lidas por linhas certas...como disse o poeta CHICO AZUL " os poemas são em sua grande maioria recados sem endereços definidos, pertencem às ruas e avenidas do universo,às veias entupidas dos corações desesperados "

Ruela disse...

grande poema!




abraço.

anjobaldio disse...

Para Chico roxo ..."de araque". Medo de que cara? Você anda com uma faca para cortar o meu pescoço numa esquina escura, traiçoeiramente? Repressão??? Você nem conhece o "poeta" Chico Azul! Até mais grande Chico, e cuidado com o cachorro rabugento. E obrigado por ter gostado tanto de Taturanas.